MANUAL DO ATLETA FEDERADO
CENTRO DE
TREINAMENTO DE FUTSAL
COLÉGIO SÃO
JOSÉ DO MARANHÃO
O crescimento
desordenado da Cidade de São Paulo acabou com as áreas de lazer, praças,
bosques, jardins e campos de futebol. Isto levou à criação de novos espaços
destinados às crianças e jovens, visando à prática esportiva. Estes espaços,
normalmente chamados de Escolinhas de Futebol proporcionam a oportunidades das
crianças se socializarem, descobrir o seu corpo, descobrir o prazer do jogo,
conhecer direitos e deveres e se educar através do esporte. Mesmo que não se tornem profissionais,
terão mais claro o seu papel social, sua responsabilidade e o cumprimento de
obrigações sociais.
O treino de
futsal é considerado como um processo formativo, atendendo as
diferentes faixas etárias, respeitando a individualidade do pequeno atleta e
não simplesmente impondo-lhes tarefas a serem assimiladas e repetidas.
Nosso
planejamento prevê atividades que levem ao objetivo final: formar jogadores de
futsal com todas as implicações técnicas, táticas, físicas, emocionais e
sociais envolvidas. Desta maneira o atleta é conduzido para uma prática
embasada nos fundamentos do jogo e no conhecimento de toda a sua técnica. O
importante é não “queimar” etapas do processo de aprendizagem e respeitar o
universo individual, com todas as suas características.
Desta forma,
conseguimos maior atenção do professor ou treinador para cada atleta; o atleta
realiza mais exercícios específicos; assim, atingimos os objetivos parciais e
finais traçados anteriormente. Vivências motoras, espaços variados, bolas de
diferentes tipos, pesos e tamanhos, técnicas recreativas e jogos com regras
simplificadas e adaptadas fazem parte deste plano de trabalho.
TREINAMENTO
DE FUTSAL E PARTICIPAÇÃO EM CAMPEONATOS
Entende-se que o esporte é uma das formas mais objetivas de integrar e
educar, proporcionar trabalho em equipe, definir responsabilidades e limites,
estipular metas, garantir a manutenção da saúde física e mental, além de
inúmeros benefícios decorrentes de sua prática.
Nosso objetivo, longe de querer formar jogadores profissionais, é
o de proporcionar momentos de descontração e alegria, mostrar novos horizontes
de participação e buscar o crescimento humano de cada criança. Usamos o FUTSAL como instrumento para
atingir todos estes objetivos, como meio e não como fim em si mesmo.
Como educadores, sabemos as habilidades e as competências de cada
jogador, aquele que se destaca e aquele que não apresenta tanta aptidão.
Desenvolvimento físico é um processo que começa no engatinhar até a fase
adulta, e algumas crianças, sabemos, não tiveram oportunidades de desenvolver
sua coordenação motora, tiveram parte de sua infância sem a preocupação de
fazer algum esporte, estão limitados aos muros de condomínios e ruas perigosas,
sofrem de problemas glandulares, etc.
Nos treinamentos eles aprendem a diferença entre time e equipe, entre
jogo e competição, entre capacidade e limitação, entre ganhar e perder – tudo
de forma natural e espontânea, sem demagogias e sem cobranças excessivas.
A participação nos jogos depende da responsabilidade de cada um, se treinou
adequadamente, se houve a preocupação em se aprimorar, em melhorar e conquistar
espaço. E depende principalmente da equipe, pois ela tem opinião (e sempre é
ouvida) para escolher o time que entrará na quadra, as substituições, etc.
A habilidade e a competência são adquiridas com trabalho. O momento
adequado e as oportunidades devem ser conquistados com trabalho. Não existem
fórmulas mágicas e muito menos predileção por um ou outro atleta. Tudo é
negociado com a equipe e os resultados são assimilados por ela, para o seu
próprio crescimento, enquanto equipe.
Portanto, não participar de uma partida não é sinônimo de
incompetência ou de falta de habilidade – é maturidade no sentido de
aguardar a sua vez, o seu melhor momento; é respeito aos demais amigos que se
dedicaram mais e que possuem uma condição (técnica, tática ou psicológica)
aparentemente, um pouco melhor.
Agora, não se esqueçam que as crianças estão treinando há poucos meses,
duas ou três horas por semana e nem sempre é possível ter o grupo completo em
todos os treinos.
E eles enfrentarão times que treinam há muito tempo, até três ou quatro
anos, que tem estrutura física mais avantajada e que participam de torneios
todos os anos.
Então, não façam cobranças exageradas aos seus filhos, nem queiram
campeões da noite para o dia. Apenas participem das atividades, aplaudam na
vitória ou na derrota, entendam o momento deles e da equipe.
Afinal nosso objetivo é a responsabilidade e a transparência e queremos
que além de bons jogadores, nossas crianças sejam honestas, participativas,
dinâmicas e felizes.
A
IMPORTÂNCIA DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS NA FORMAÇÃO DO ATLETA DE FUTSAL
Os senhores devem ter percebido como
treinamos os atletas do sub 08 e do sub 09.
A atual metodologia, embasada no trabalho do Prof.
Fernando Ferretti (ex-técnico da Seleção Brasileira de Futsal e outras
seleções, além de passagem por vários clubes brasileiros), enfatiza a formação
do atleta, cognitiva e fisiológica.
A partir da construção do padrão motor da
criança (correr, saltar, pular, andar, passar a bola, marcar, atacar, defender,
etc.), começa-se a investir no jogo de futsal e na inteligência dos atletas em
quadra para a resolução de problemas existentes no próprio jogo (como usar o
sistema, o padrão, como defender, quando driblar, quando fintar, como atacar,
como contra-atacar, etc.).
Juntamente com a construção das habilidades e
das capacidades motoras, trabalharemos os aspectos cognitivos e os aspectos
sócio-afetivos. Queremos um atleta que pense o jogo e que se relacione com os
demais atletas, e que esteja capacitado para encontrar as melhores soluções
dentro do jogo de futsal.
A postura em quadra passa a ser trabalhada
por desenhos táticos e mediante conceitos (quais?), didática (como?) e
metodologia.
Nos treinos, os fatores de aprendizagem são
colocados sempre como metas a serem alcançadas, com demonstrações e com
feedback (os atletas são comunicados quanto aos resultados esperados em cada
atividade, o que foi alcançado e o que precisa melhorar, tanto no grupo quanto
individualmente).
Esse método, situacional (posto que trata
cada situação de jogo) e centrado na tática, se utiliza de conteúdos (o que
deve ser trabalhado), metodologia (como trabalhar) e sistema de formação (para que
trabalhar) e tem como princípio a COGNIÇÃO, ou seja, ato de conhecer ou
adquirir um conhecimento.
Assim, visamos dois objetivos: a) a formação
adequada do atleta de futsal; e b) evitar a especialização precoce e o
consequente abandono do esporte, por saturação de treinos repetitivos e
maçantes focados apenas nos resultados.
Isto significa que também buscamos êxito nas
competições, porém acreditamos que as crianças sairão vitoriosas em decorrência
de um trabalho sério, programado e adequado à sua faixa etária e que contemple
todas as suas necessidades técnicas, táticas, psicológicas e sociais.
Nossos objetivos principais são:
(1) despertar o interesse para a
prática do futsal, mediante uma formação adequada com o desenvolvimento
psicomotor da criança;
(2) criar o hábito de uma prática
saudável nos tempos livres, ampliando a sua atividade escolar;
(3) permitir o acesso às competições
esportivas, dando oportunidade de jogar e treinar e otimizar as suas
capacidades.
O que os pais devem fazer para ajudar os filhos que praticam futsal
a) Estar
presentes nas competições nas quais eles participam;
b) Encorajá-los
ao respeito das regras e ao espírito esportivo;
c) Dar um bom
exemplo, mediante um relacionamento amigável com os demais pais e acompanhantes
adversários;
d) Enfatizar o
prazer pelo esporte e a alegria de participar dos treinos e jogos;
e) Elogiar os
esforços realizados e os progressos conseguidos;
f) Aplaudir as
boas jogadas e as marcas conquistadas, independentemente de quem as realiza, se
seu filho ou se outra criança;
g) Ajudar a
conciliar as atividades escolares e as esportivas;
h) Apoiar e
acompanhar a atividade sem pressionar ou intrometer-se;
i) Ter em mente
que se trata de atividade das crianças e para as crianças;
j) Ajudar,
sempre que possível, na resolução dos problemas da equipe e do colégio; e
k) Ter um
comportamento respeitador e comedido perante as vitórias e as derrotas e ajudar
o filho a ter a mesma atitude.
O que os pais NÃO devem fazer para ajudar os filhos que praticam futsal
a) Forçar os
filhos a participarem em qualquer atividade esportiva;
b) Discutir com
professores, árbitros e outros pais;
c) Depreciar o
comportamento de jogadores, treinadores, árbitros e outros pais;
d) Interferir no
trabalho do treinador;
e) Criticar os
resultados alcançados pelo filho;
f) Criar expectativas
exageradas sobre o futuro do filho; e
g) Proibir o
esporte como castigo ao comportamento inadequado na escola ou em casa.
FATORES DE AVALIAÇÃO
DESEMPENHO ESCOLAR: Os atletas devem
se esforçar para apresentar bom desempenho escolar durante o ano.
COMPORTAMENTO: Os treinadores
avaliarão o comportamento em treinos e jogos.
PONTUALIDADE: Os atletas terão 10
minutos de tolerância de atraso em treinos.
ASSIDUIDADE: A presença aos treinos é
preponderante nas convocações para jogos.
EQUIPAMENTO: Comparecer aos treinos
com camisetas, calções, meias, caneleiras, tênis e luvas (goleiros).
Desaconselha-se comparecer com objetos de valor ou dinheiro, sendo que não nos
responsabilizamos por perdas ou extravios.
DISCIPLINA: Não aceitamos falta de
respeito com amigos, professores, árbitros, jogadores adversários ou pessoas
presentes aos treinos e aos jogos.
MATERIAL: Todo o material de treino
ou de jogo será controlado.
JOGOS: Os atletas deverão comparecer
aos jogos com documentação e materiais necessários.
CONDUTAS: Não serão aceitas palavras
inadequadas, condutas antidesportivas durante os jogos e treinos. Os atletas
que tiverem faltas injustificadas, sem aviso prévio, poderão ser suspensos de
treinos e jogos
GRUPO: Todos os problemas que existam
dentro do grupo serão resolvidos pelo próprio grupo e não serão transportados
para fora do ambiente de treino ou jogo.
CAPITÃO: Os capitães de cada
categoria serão eleitos pelos treinadores, mediante avaliação técnica.
REGRAS BÁSICAS
O entusiasmo
e a boa disposição são características dos treinos de futsal. Para que as
atividades decorram sem problemas e sem acidentes e com proveito torna-se
necessário acatar as orientações do treinador quanto às regras utilizadas e
quanto ao cumprimento das tarefas no treino.
1) EVITAR BRINCAR
NOS ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: desde a chegada até a saída das
instalações;
2) SER ASSÍDUO E
PONTUAL: para não prejudicar a aprendizagem do grupo e para mostrar respeito ao
treinador e aos amigos;
3) CUIDAR DO
MATERIAL: o material deve estar limpo e usá-lo somente para os treinos e jogos;
4) OBJETOS
PERIGOSOS: Evitar o uso de relógios, pulseiras, brincos e objetos que possam
ferir os amigos;
5) REGRAS DE
SEGURANÇA: Todo espaço público tem regras de segurança para serem cumpridas.
Evite colocar em perigo a sua integridade física e a de seus amigos.
6) ATENÇÃO ÀS
ORIENTAÇÕES DO TREINADOR: Sem atenção
adequada não se tem aprendizagem. Participe dos treinos com entusiasmo e não
com confusão e bagunça.
7) CUIDADOS COM
O MATERIAL ESPORTIVO: Qualquer material utilizado é caro e deve ser utilizado
por todos os atletas. Portanto, prolongue ao máximo o seu uso e a sua duração.
8) RESPEITO AOS
COLEGAS: Nem todos os atletas têm as mesmas capacidades – você deve respeitar
os limites dos amigos e ajudá-los a ultrapassar as suas dificuldades e não deve
reclamar dos jogadores mais fracos do teu time.
9) CUMPRIMENTO
DAS REGRAS: é essencial respeitar as regras em todas as situações.
10) ÁRBITROS:
Você deve acatar as decisões da arbitragem.
11) ACEITAR A
DERROTA: Nem sempre você ganhará. Você deve aceitar a vitória do adversário sem
aborrecimento.
12) HIGIENE:
Mantenha o seu corpo saudável. Tome banho após as atividades esportivas, escove
os dentes após a alimentação e procure balancear o cardápio com alimentos
variados. Não faça atividade esportiva sem alimentar-se adequadamente. Evite o
uso de gomas de mascar durante treinos e jogos.
REGULAMENTO INTERNO
ARTIGO
1º - Somente poderá participar dos
treinamentos o atleta que estiver devidamente trajado com tênis para futsal,
calção, meias, caneleiras e camisetas e que esteja relacionado no Caderno de
Presença, após entrega da documentação necessária.
ARTIGO
2º - O atleta
deverá chegar 10 (dez) minutos antes do início dos treinos e não deve levar
objetos que não serão utilizados nos treinos. Não deve brincar com as mãos nem
falar palavrões.
ARTIGO
3º - Nos dias de jogos, quando
convocado, o atleta deverá apresentar-se no horário e local determinados com a
RG - Cédula de Identidade original e trajar o uniforme definido. Não usar
chinelos antes ou após os jogos.
A ATUAÇÃO NOS JOGOS É DECORRENTE DA PARTICIPAÇÃO NOS TREINAMENTOS, DA HABILIDADE ADQUIRIDA, DO INTERESSE DEMONSTRADO E DA AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS, MEDIANTE LISTA DE CONVOCAÇÃO PRÉVIA;
A ATUAÇÃO NOS JOGOS É DECORRENTE DA PARTICIPAÇÃO NOS TREINAMENTOS, DA HABILIDADE ADQUIRIDA, DO INTERESSE DEMONSTRADO E DA AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS, MEDIANTE LISTA DE CONVOCAÇÃO PRÉVIA;
ARTIGO
4º - Os pais ou responsáveis serão
comunicados quanto ao pagamento dos custos eventuais com inscrição em
campeonatos e competições, locomoção para os locais dos jogos, taxa de
arbitragem de cada jogo e lavagem do uniforme, que serão computados à parte e
rateados entre os atletas participantes, cobrados na semana que antecede ao
jogo.
ARTIGO
5º - Não será permitida a entrada
nos treinamentos do atleta que não estiver com o uniforme de treino, camisa
para dentro do calção, meias erguidas, tênis amarrados e usando caneleiras.
ARTIGO 6º - O tempo de tolerância para atrasos nos
treinamentos e jogos é de 10 (dez) minutos, mediante justificativa plausível e
convincente. Ultrapassando este limite, o atleta não poderá treinar ou jogar
neste dia.
ARTIGO 7º - Durante os treinamentos e jogos não serão
permitidos, em hipótese alguma, desentendimentos, gestos ofensivos, agressões,
palavrões entre os participantes. Tais ocorrências implicarão na suspensão do atleta.
ARTIGO 8º - As dúvidas dos atletas ou pais e
responsáveis quanto ao centro de treinamento, métodos, objetivos,
relacionamento, desempenho nas aulas e demais assuntos relacionados devem ser
dirigidas aos professores antes ou após o treinamento.
DURANTE OS DIAS DE JOGOS NÃO ESTAREMOS PRESTANDO NENHUM TIPO DE ESCLARECIMENTO.
DURANTE OS DIAS DE JOGOS NÃO ESTAREMOS PRESTANDO NENHUM TIPO DE ESCLARECIMENTO.
ARTIGO 9º - Os pais ou responsáveis devem informar aos
professores do Centro de Treinamento quanto ao desempenho escolar dos atletas,
doenças, alergias, alimentação, etc. para que possam obter um melhor resultado
no período de aprendizagem do atleta.
ARTIGO
10º - Os atletas
devem destinar um horário livre para estudar e manter em dia os deveres
escolares.
ARTIGO
11º - A
convocação e a participação dos atletas para jogos amistosos e competições
serão feitas pelos professores, conforme a avaliação de desempenho dos atletas
nos treinamentos.
ARTIGO
12º - Todos os atletas
matriculados devem apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, duas
fotos 3x4, cópia do RG - Cédula de identidade e atestado médico de aptidão para
a prática de esportes.
ARTIGO
13º - O local e
os horários de treinamento e dos jogos serão definidos pelo Centro de
Treinamento e divulgados aos atletas e responsáveis.
ARTIGO
14º - Todos
devem zelar pelas instalações utilizadas e pelo material utilizado que esteja
sob sua responsabilidade, devolvendo-o sempre ao local designado pelo
treinador.
ARTIGO 15º - Os atletas somente poderão participar de
torneios ou realizar jogos por outras agremiações com a autorização da Comissão
Técnica.
ARTIGO
16º - Qualquer
alteração no presente regulamento será informada por escrito aos pais ou
responsáveis pelos atletas.
ORIENTAÇÃO AOS PAIS
1 - Nos
jogos, os pais poderão acompanhar os seus filhos, nos veículos indicados pela
Comissão Técnica, desde que haja vaga disponível, ou emitirão um Termo de
Compromisso, autorizando o filho a viajar com a delegação do colégio.
2 – Todos
devem valorizar a participação e o divertimento da prática esportiva e
reconhecer que estamos trabalhando com crianças e para as crianças.
3 – Durante
os jogos e treinos os acompanhantes devem sentar-se na área de espectadores ou
arquibancada e não devem incentivar gritos ofensivos ou vexatórios (“olé”,
etc.) ou provocar as outras delegações, árbitros ou organizadores da
competição.
4 – Os
acompanhantes não devem dar instruções ou fazer crítica aos jogadores,
inclusive seus filhos, nem palpitar para o treinador nos dias de jogos.
5 – Caso os
pais ou acompanhantes não acatem estas determinações, o atleta será advertido
ou suspenso dos treinos e jogos.
Estamos à
disposição para esclarecer eventuais dúvidas e aceitamos sugestões de melhoria
do trabalho.
CENTRO DE TREINAMENTO DE FUTSAL
EQUIPE DE PROFESSORES